Formação para profissionais da rede municipal com o tema “Compreendendo o transtorno do espectro autista e a deficiência intelectual” é realizada em Itaipulândia

Data de Publicação: 26/06/2019

Recentemente, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes promoveu uma formação relacionada à compreensão do Transtorno do Espectro Autista e a Deficiência Intelectual, com as palestrantes Samia Walid Omairi, biomédica altamente especializada no assunto em foco, e representante da ASPAS — Associação Solidária às Pessoas Autistas e do Espaço Especializado Gene Gouveia, e a fonoaudióloga Marwa Hammoud Daychoum.

A exposição do assunto se deu com a explicação pela palestrante Samia Walid, sobre o que é o Autismo, sua definição, sinais e orientações sobre como trabalhar o desenvolvimento da pessoa autista no meio educacional, bem como questões ligadas à Deficiência Intelectual. Foram expostas, pela fonoaudióloga Marwa, as abordagens terapêuticas, estas acompanhadas de imagens sobre o trabalho com os alunos. Samia destacou ainda a importância do apoio familiar, do acompanhamento multidisciplinar e da estimulação.

A palestra foi realizada no Auditório da Escola Municipal Carlos Gomes, tendo como público-alvo professores regentes, professores de apoio, estagiários de algumas turmas das escolas Multi-Educar, Carlos Gomes, Dona Leopoldina e João Lorini e CMEI Arco-Íris, bem como, direções e coordenações das Instituições Escolares Municipais.

A Secretaria de Educação, em nome da equipe Pedagógica, agradece a todos os profissionais da rede municipal que se fizeram presentes.

“Nada é pior do que dar prioridade igual para os desiguais.”