PROFISSIONAIS DAS SECRETARIAS MUNICIPAL DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ITAIPULÂNDIA PARTICIPARAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO E REDUÇÃO DA GRAVIDEZ NÃO INTENCIONAL NA ADOLESCÊNCIA.

Data de Publicação: 23/07/2019

No mês de junho e mês de julho os profissionais da secretaria municipal de saúde e assistência social de Itaipulândia participaram de uma capacitação sobre Prevenção e Redução da Gravidez não Intencional na Adolescência. Foram realizadas duas oficina do projeto de iniciativa do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em parceria com a Itaipu Binacional.

O curso foi realizado em Medianeira e reuniu profissionais dos municípios do Oeste do Paraná: Missal, Itaipulândia, Ramilândia, Medianeira, Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu. Cinco funcionários públicos representaram Itaipulândia, a Assistente Social Jaqueline Silvestri e Adriana Aparecida de Oliveira, as psicólogas Suelen Becker e Cristina kalinski e a estagiária de psicologia Vanessa.

No primeiro encontro os trabalhos da capacitação foram ministrados pelo Fabio Veronesi, psicólogo e terapeuta de grupo e individual, autor do livro Homem Pró-Feminino: como o machismo prejudica os homens, e também por Georgia da Silva, antropóloga com especialização em Saúde Coletiva e Mestrado em Antropologia, assistente técnica do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no projeto em questão. No segundo encontro a ministrante foi Cintia Cruz analista do Unfpa que ministrou o tema sobre corporalidade e afetividades na adolescência.

O principal objetivo do encontro é fortalecer a rede que realiza os atendimentos diretamente aos adolescentes, proporcionando conhecimento em relação a possibilidade de melhoria de trabalho nos diferentes setores de atendimento, garantindo que a equipe esteja fortalecida para garantir serviços públicos de qualidade a esse público que muitas vezes pela própria característica da adolescência tem dificuldade em acessar os serviços.