Capacitação de profissionais da saúde na tríplice fronteira sobre tráfico de pessoas


Data de Publicação: 06/08/2019

As profissionais da área da saúde, Suelen Becker, psicóloga, e Jaqueline Silvestri, assistente social, realizaram capacitação no dia 25 de julho referente ao tráfico de pessoas na região tríplice fronteira. O evento reuniu na cidade de Foz do Iguaçu representantes da tríplice fronteira para debater sobre o tráfico de pessoas.

Na oportunidade o diretor do Departamento de Migração do Ministério da Justiça, André Zaca Furquim, ministrou a palestra com o tema “Panorama do enfrentamento ao tráfico de pessoas”.

Entre os palestrantes e participantes estavam Carina Sánchez, delegada da Unidade Especializada em Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do Paraguai, o assistente social formado pela Faculdade de Entre Rios e diácono da Igreja Evangélica do Rio da Prata, na Argentina, Ruben David Mohr, e a professora, consultora e doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC, Verônica Maria Teresi.

O tráfico de seres humanos é caracterizado por todas as ações que tiram a dignidade e/ou a liberdade do ser humano. Entram nessa tipificação as explorações infantil, laboral e sexual, muito comuns nas regiões fronteiriças. O aliciamento de menores como pedintes de esmola também se configura tráfico de pessoas, crime com pena prevista de 4 a 8 anos de prisão no Brasil.

A capacitação teve como principal finalidade fortalecer o atendimento em rede, preparar o profissional para lidar com os casos de tráfico de pessoas que são comum em regiões de fronteira.

Ver mais notícias