Ouvidoria municipal geral começa a funcionar em Itaipulândia

Data de Publicação: 06/08/2019

A Prefeitura de Itaipulândia, por meio da Secretaria Municipal de Administração, implantou um novo serviço para o público: a ouvidoria. A partir de agora o cidadão terá um espaço específico para manifestação de críticas sobre os serviços realizados pela Administração Municipal, envio de sugestões, solicitação de informações ou reclamação sobre a prestação de algum serviço.

A ouvidoria está instalada junto ao Paço Municipal e o servidor público, Lirio de Lima foi designado através de portaria nº 598/2019 para fazer o elo entre o poder público municipal e a população.

O serviço é uma forma de mediação entre o cidadão e a administração. A partir da manifestação do cidadão, a ouvidoria busca melhorar a qualidade de atendimento de serviços públicos oferecidos de forma que a população possa sentir-se satisfeita, e ter suas necessidades atendidas.

A ouvidoria recebe, analisa e procura encaminhar os elogios, dúvidas, sugestões e reclamações às Secretarias ou Departamentos, bem como recomenda medidas possíveis para solução ou prevenção de falhas. Depois de a mensagem ser examinada e respondida, a ouvidoria comunica o parecer ao manifestante, funcionando como um canal mais humano de interlocução com o público.

A manifestação do munícipe pode ser efetuada pessoalmente, pelo site da Prefeitura - através do link “queremos ouvir você” ou pelo 0800-6450549, podendo ser manifestações identificadas ou sigilosa, quando o cidadão identifica-se apenas para o Ouvidor e este tem o dever de manter o anonimato do solicitante. É necessário a identificação do manifestante, ao menos para o Ouvidor, para que este possa dar o retorno ao cidadão.

As manifestações recebidas pela Ouvidoria são analisadas e encaminhadas para providências, com clareza e objetividade, no menor prazo possível.