Município de Itaipulândia participa de curso “Formação de secretários 4.0”


Data de Publicação: 09/08/2019

Com o objetivo de inspirar o gestor público a realizar mudanças de impacto na administração pública, o CLP – Liderança Pública promoveu na última quinta-feira (08), em parceria com o Sebrae/PR, o primeiro módulo do Programa Secretários 4.0. O público-alvo são secretários de desenvolvimento econômico do oeste paraense, tendo em vista o desafio de desenvolver o ambiente de negócios na região. Gestores municipais compartilharam experiências e assistiram aulas de especialistas em gestão pública.

Na ocasião, houve entrega de certificados e lançamento da rede secretários de desenvolvimento do oeste do paraná e da região do cantuquiriguaçu, Itaipulândia esteve presente através do Diretor de Industria e Comercio e presidente do Comitê Gestor do Município, Vilmar Alves.

O Programa Secretários 4.0 possui três módulos, que aconteceram entre maio e julho, com um total de 72 horas de formação. A primeira etapa foi ancorada em cinco pilares: acesso às ferramentas para análise de diagnóstico local e regional; alavancas e oportunidades de desenvolvimento; estruturas de governabilidade da pasta de desenvolvimento; mecanismos de gestão de equipes e técnicas de liderança; e inovações na Gestão Pública.

De acordo com Lucas Porto, Head de Desenvolvimento de Lideranças do CLP, os gestores públicos estão cada vez mais conscientes da importância de implementação de políticas públicas que gerem um real legado para a sociedade. “O cidadão brasileiro tem buscado cada vez mais se aproximar da política. Essa procura passa por um governo produtivo e eficiente, com líderes que implementem estratégias de longo prazo, capazes de lidar com o contexto político e implementar soluções inovadoras para os problemas complexos do país”, destacou.

O gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae/PR, Cesar Rissete, lembra que as secretarias municipais de desenvolvimento têm o papel fundamental de pensar ações que fortaleçam a base produtiva e de fomentar projetos de atração ou fortalecimento de empresas já instaladas, em geral, de pequeno porte. “Um ambiente melhor de negócios promove o empreendedorismo e a geração de emprego e renda. Muitas vezes, a atuação da secretaria de desenvolvimento não é compreendida. O curso vem para suprir essa lacuna na formação de secretários de desenvolvimento e, principalmente, na oferta de instrumentos para promover esse ambiente com sustentabilidade”, considerou Rissete.

Ver mais notícias