Prefeitura de Itaipulândia adquire novas máquinas para dinamizar serviços

Data de Publicação: 15/08/2019

Visando aumentar a produtividade do agricultor sem descuidar do meio ambiente, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itaipulândia adquiriu um novo trator de 220 CV, que já está em funcionamento a todo vapor, para atender os produtores rurais do município, na realização de serviços de terraço de base larga.

Os trabalhos iniciaram na comunidade de Sol de Maio e vão seguir um cronograma bem intenso até meados de setembro, quando iniciam os plantios de soja no município.

Quando forem encerrados os trabalhos de terraceamento, o novo trator ficará à disposição para serviços de arrastão e pé de pato, auxiliando os produtores que assim necessitarem.

Para o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Atílio Lorini, a intensão é seguir um cronograma definido e dar agilidade nos trabalhos. “Temos um convênio com a Itaipu que reembolsa para o município uma boa parte dos trabalhos de conservação de solo. Neste sentido, queremos dar agilidade no trabalho para que todos os produtores possam ser contemplados nesta entre safra e consequentemente podendo cumprir com o convênio firmado”, disse Atílio.

A prefeita Cleide Prates fez questão de acompanhar o trabalho lá na lavoura e pediu agilidade nos serviços e ainda anunciou nova aquisição para a Secretaria Municipal de Agricultura, com recursos próprios do município. “Estamos empenhados para que o nosso compromisso seja cumprido com a Itaipu e com os agricultores. Por isso pedi para que a secretaria dê uma atenção toda especial para realização de terraço de base larga e na sequencia usem o trator para trabalhos de arrastão e pé de pato. Além deste trator que adquirimos a poucos dias, na próxima segunda-feira (19), estará chegando no município uma pá carregadeira de 220 HP, também adquirida com recursos próprios, que imediatamente vai estar sendo usada para adequação e reforma de basão, além de terraplanagem para suinocultores e avicultores, uma vez que os operadores já estiveram na fábrica e testaram a máquina”, Salientou a prefeita Cleide.

O trator de 220 CV foi adquirido por R$ 363.000,00 e a pá carregadeira 220 HP por R$ 480.000,00, totalizando R$ 843.000,00.

Há que destacar que a conservação de solo é um convênio com a Itaipu Binacional, que efetua um reembolso para o município de Itaipulândia, para até 100 km corridos de terraceamento.