Itaipulândia realiza Conferência Municipal De Assistência Social

Data de Publicação: 29/08/2019

A Secretaria Municipal de Assistência Social através do Conselho Municipal de Assistência Social realizou na última terça-feira 27 de agosto, a XII Conferência Municipal, no Centro de Artes e teve como tema “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”.

As Conferências são convocadas pelo poder público e são espaços de caráter democrático e de construção coletiva das políticas públicas. É o momento em que governo, sociedade civil organizada e cidadãos debatem e decidem as prioridades nas políticas públicas para os anos seguintes. Por tanto é muito importante que usuários, trabalhadores e entidades socioassistenciais com a gestão pública participem ativamente e tracem os novos rumos do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Realizar uma Conferência não é uma ação isolada dentro da Assistência Social, porém resultado de um processo de diálogo e democracia em nível de gestão pública.

A programação contou com apresentações culturais, pronunciamento de autoridades como Prefeita Municipal, Secretária de Assistência Social, Presidente da Câmara de Vereadores, Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social e representantes dos usuários da Política de Assistência Social.

Em seguida aos pronunciamentos foi realizada uma palestra que explanou o tema para realização dos grupos temáticos que aconteceram na parte da tarde quando, foram elaboradas propostas para politica publica da assistência social em âmbito municipal, estadual e nacional.

A Prefeita Cleide Inês Griebeler Prates em seu pronunciamento agradeceu a participação de todos os presentes e salientou a importância da participação de toda a sociedade em eventos que discutem e promovem a Política Pública de Assistência Social. “O objetivo é olharmos como avançamos em todos os aspectos relacionados aos serviços de assistência social, no aumento dos Benefícios Eventuais, no aprimoramento das Legislações pertinentes, no atendimento aos usuários, capacitações dos servidores e demais profissionais, parcela orçamentária destinada à assistência entre outros assuntos, além de apontarmos os desafios que temos pela frente e as formas de atingi-los para garantir os direitos sociais da população vulnerável em nosso município”, salientou a Prefeita.