Primeiro encontro de amamentação foi um sucesso em Itaipulândia

Data de Publicação: 31/08/2019

A Secretaria Municipal de Saúde encerrou com chave de ouro o “Agosto Dourado”, comemorando o mês da amamentação materno.

O evento aconteceu neste sábado (31), no Centro Catequético e contou com a participação dos profissionais de saúde do município e diversas mães e de algumas gestantes do município.

No início do evento teve pronunciamentos de autoridades municipais e regionais que deram as boas-vindas a todos, inclusive com a participação da Diretora da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos e da Coordenadora do Banco de Leite Materno de Foz do Iguaçu, Roseli de Oliveira.

Na sequência, a equipe do PSF do Caramuru fez uma linda apresentação no placo, juntamente com as mães, em momento de amamentação. Uma foto oficial também foi tirada das mães amamentando e as futuras mães observando, sendo incentivadas a fazerem o mesmo.

Para encerrar, todos os PSFs realizaram uma palestra, em suas tendas, passando dicas importantes para uma boa amamentação.

O mês da amamentação foi criado para promover e fortalecer a prática da amamentação natural, com objetivo de combater a desnutrição infantil, além de possibilitar a criação de bancos de leite para crianças que não têm condições de serem amamentadas por suas mães.

O leite materno é um alimento completo, capaz de oferecer todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento do recém-nascido. Pesquisas mostram que a amamentação também é um dos grandes aliados na redução da mortalidade infantil. Além dos laços afetivos com a mãe, a amamentação é a forma da criança receber cálcio, fósforo e ferro, além de outros nutrientes importantes para que tenha um crescimento saudável. Garante a boa formação óssea, que vai do nascimento até os trinta e cinco anos de idade.