SETEMBRO AMARELO - MÊS DE DIÁLOGO SOBRE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

Data de Publicação: 11/09/2019

No dia 04 de setembro de 2019 em campanha alusiva ao setembro amarelo através de uma solicitação do Banco SICREDI foi realizado através do NASF Núcleos de Apoio à Saúde da Família, com a profissional de psicologia Suelen Becker, a qual realizou orientação aos colaboradores da agência SICREDI de Itaipulândia sobre a campanha setembro amarelo: Prevenção ao suicídio.

A campanha do setembro amarelo acontece mundialmente e foi criada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) no dia 10 de setembro de 2003 que instituiu o dia mundial da prevenção do suicídio, com o objetivo de estimular a prevenção, tendo como objetivo instigar em todos os espaços o debate deste assunto que ainda hoje é considerado um tabu para os brasileiros.

O amarelo é utilizado para representar o mês de prevenção do suicídio pela morte de Mike Emme nos Estados Unidos. Mike era um rapaz bondoso e com muito talento sobre mecânica. Apesar da sua personalidade cativante e bondosa, Mike era uma pessoa que precisava de ajuda. E infelizmente ninguém percebia os sinais de que algo estava errado. Por fim, Mike cometeu suicídio e no dia do seu funeral, diversos cartões amarelos estavam disponíveis para quem quisesse pegar. Os cartões diziam: se você precisar, peça ajuda. Em pouco tempo, os cartões foram espalhados por todo o país e ligações de pessoas que precisavam de ajuda começaram a aparecer.

Os dados das pesquisas são alarmante, pois no mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto é um tabu. Não falamos dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e com isso, acabamos cortando o diálogo necessário.

O Setembro Amarelo é uma campanha que busca trazer o diálogo e prevenir o suicídio. 90% dos suicídios poderia ser evitado com ajuda psicológica. A maioria deles é causada por doenças mentais que não são tratadas porque muita gente nem sabe que precisa de tratamento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.

Já pensou se isso se aplicasse a outras doenças? Imagine se 60% das pessoas com fraturas não fosse ao médico ou se 60% dos pacientes com apendicite não se tratasse e você vai perceber que é estranho que tanta gente não busque ajuda. Isso porque nós, como sociedade, não falamos do assunto, não informamos as pessoas. Cerca de 17% dos brasileiros já pensou seriamente em suicídio. 4,8% deles já elaboraram um plano para isso.

O objetivo do mês de prevenção do suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O setembro amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.

COMO AJUDAR:

O que não se deve fazer quando alguém próximo pensa em suicídio: Condenar, banalizar, dar opinião, brigar, falar que é falta de deus ou falta do que faze, falar que quer chamar a atenção. Escute, incentive-a a busca ajuda profissional, mantenha o contato.

Em caso de crises e você estiver sozinho: Se você não tem ninguém próximo com quem conversar, ligue para 188 e conversar com um dos voluntários do Centro de Valorização da Vida. Eles estão lá para você e podem entender pelo que você está passando.

Se você está com pensamentos suicidas, é importante pedir ajuda. Fale com alguém próximo, conte para as pessoas o que passa pela sua cabeça. Ter alguém para conversar faz toda a diferença.

SINAIS DE ALERTA

Comentários e intenções suicidas: “Vou desaparecer”; “Queria nunca mais acordar”; “Vou deixar vocês em paz”; “É inútil tentar mudar, só quero me matar”.

Preste atenção se qualquer um destes comentários aparecer, especialmente se a frequência deles aumenta.

Comportamento: preocupação com a própria morte, isolamento, se desfazer de objetos pessoais importantes, tranquilidade repentina.

Cuidados com os mitos sobre o suicídio: quem ameaça não faz; suicidas não procuram ajuda; sobreviventes de suicídio estão a salvo; não se deve falar de suicídio.

O Setembro Amarelo busca salvar vidas através da informação e da conversa sobre este assunto sério que ainda é um grande tabu.

No mês de setembro a secretaria de saúde do município de Itaipulândia estará abordado o tema em vários espaços, empresas, unidades básicas de saúde, alunos da rede municipal e estadual de ensino, o tema será abordado durante o mês de setembro, em vários espaços, pois falar sobre suicídio é uma questão de saúde pública e é extremamente necessário.