Secretaria Municipal de Saúde cria grupo de prevenção para tratar de problemas da coluna

Data de Publicação: 18/09/2019

A Secretaria de Saúde, por intermédio do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, criou neste ano mais um grupo de prevenção, voltado ao atendimento de pessoas com problemas de coluna. O projeto foi elaborado pelo fisioterapeuta Ilonei Matthes e a Estagiaria Kalinka de Cassia da Silva, onde visa proporcionar à população, através de uma abordagem prática e teórica, orientação no que diz respeito à prevenção e ao tratamento precoce das algias e principais patologias da coluna vertebral, bem como auxiliar no tratamento dos casos de dor crônica.

A criação do grupo, formado a partir do Núcleo de Apoio a Saúde da Família no município de Itaipulândia, vem para melhorar a qualidade de vida da população Itaipulandiense que se encontra debilitada por diversas doenças da coluna.

Em vista dos altos números de casos com problemas na coluna no município, as limitações causadas por elas e os déficits da qualidade de vida relacionada à falta de práticas de exercícios cinesioterapêuticos (exercícios de postura e orientações), tornou-se os motivos para a edificação deste projeto.

A implantação deste grupo tem como finalidade desenvolver ações que promovem qualidade, integralidade e equidade aos doentes crônicos, trabalhando de forma conjunta com os profissionais que compõe o NASF e também a parceria com ESF (Estratégia Saúde da Família).

As atividades são realizadas semanalmente, nas segundas e quartas-feiras, no período matutino das 07h40 às 08h40 para atendimento em grupo com a realização de alongamentos, exercícios ativos para reforço muscular e coordenação motora, atividades dinâmicas, atividades direcionadas e orientações para o dia-dia dos pacientes e tendo como local o Ginásio Municipal Irineu Luiz Friedrich.