Comitê Local se reúne para discutir estratégias do Programa Família Paranaense


Data de Publicação: 19/09/2019

O Comitê Local do Programa Família Paranaense se reuniu nesta quarta-feira (18) para discutir estratégias de inclusão das famílias selecionadas para participar do programa.

O Família Paranaense é o principal programa do Governo do Paraná para reduzir a pobreza no Estado e que visa a articulação das políticas de proteção social e das diferentes esferas de governo para diminuição da vulnerabilidade.

A partir do momento em que a família é inserida no programa, o Comitê Local elabora, em conjunto com essas famílias, o Plano de Ação Intersetorial de cada família. Lá estarão descritas todas as vulnerabilidades bem como a estratégia que será traçada a partir das ações que o Estado e o município ofertaram para que ela mude sua condição de vulnerabilidade. A partir do plano elaborado, a família será acompanhada por, aproximadamente, 2 anos.

O Plano de Ação Intersetorial da Família é o instrumento preenchido pelo técnico de referência do Comitê Local junto à família. Na elaboração do plano, devem ser consideradas as ações existentes que atendam a demanda e sejam de interesse da família acompanhada, devendo ser extensiva a todos ou maioria dos componentes da família. Ele é o registro das pactuações realizadas entre a família e o Comitê Local com o apoio do Comitê Municipal e, por isso, deve conter a definição de metas e prazos a serem atingidas, para que resultados possam ser mensurados. É o Plano de Ação que demonstrará tudo o que acontece com a família durante sua permanência no programa, desde seu ingresso até seu desligamento.

Ver mais notícias