Todas as noticías
REALIZADO ENCONTRO DO PROGRAMA SAÚDE DA CRIANÇA NA COMUNIDADE DO CARAMURU

REALIZADO ENCONTRO DO PROGRAMA SAÚDE DA CRIANÇA NA COMUNIDADE DO CARAMURU A Estratégia Saúde da Família do Caramuru realizou mais um encontro do projeto multidisciplinar através do Programa Saúde da Criança. Todos os bebês passaram por avaliação com a nutricionista Silvane, fisioterapeuta Ilonei, fonoaudióloga Micheli, puericultura com a enfermeira Marisete e a Dra. Nadia além de avaliação odontológica com dentista Murilo. O programa tem como objetivo acolher as crianças recém nascidas oferecendo atenção integral com monitoramento do risco ao nascer e evolutivo, acompanhamento do processo de crescimento e desenvolvimento, assegurando um atendimento de excelência. O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento é considerado o eixo norteador da assistência à saúde da criança, com ênfase na vigilância de fatores que podem interferir nesse processo. Assim, o acompanhamento das crianças pelas unidades de saúde é configurado como uma das ações mais importantes para a redução do coeficiente de mortalidade infantil e seus componentes e para o alcance de melhor qualidade de vida. A infância é um período da vida em que ocorrem várias modificações, particularmente físicas e psicológicas, caracterizando, de modo geral, o crescimento e o desenvolvimento da criança. A abordagem da Estratégia Saúde da Família é a atenção centrada na família, a qual é vista e entendida a partir do seu ambiente físico e social, enfatizando uma compreensão ampliada do processo saúde-doença e da necessidade de intervenções que vão para além das práticas curativas. FONTE: UBS Comunidade do Caramuru. Enf, Marisete.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E CRAS REALIZAM MAIS UM ENCONTRO COM AS FAMÍLIAS DO PAIF

Foi realizado na última semana mais um Encontro com as Famílias PAIF. (Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família). No encontro as famílias tiveram a oportunidade de trabalhar sobre ‘’A importância da família’’ uma palestra ministrada pela Psicopedagoga Maysa Regina Ramos Pereira que teve como objetivo orientar, esclarecer e debater sobre este tema tão importante. Na oportunidade o Diretor de Assistência Social, Eder Adriano dos Santos, acompanhou os trabalhos representando a Secretaria de Assistência Social. Após o encontro, foi servido um delicioso lanche aos participantes.

OUVIDORIA DO SUS DA 9ª REGIONAL VISITA ITAIPULÂNDIA

OUVIDORIA DO SUS DA 9ª REGIONAL VISITA ITAIPULÂNDIA Nesta manhã, dia 17 de agosto de 2018, se fez presente na Secretaria Municipal de Saúde, a ouvidora da 9ª Regional de Saúde, Ângela Maria Chagas. A ouvidoria da 9ª Regional está realizando visita a todos os municípios da região, repassando resoluções e orientações gerais da Secretaria Estadual de Saúde e intensificando os trabalhos de implantação das ouvidorias nos município que não possuem ainda. A ouvidoria SUS de Itaipulândia, está com todos os quesitos em conformidade, estando dentro de todas as normas que regem as ouvidorias estaduais, apta a receber incentivos do estado. A ouvidora de Itaipulândia Denise Andrighetti informa que, a Ouvidoria SUS de Itaipulândia conta com mais uma ferramenta para atuação. Um canal direto no site do Município de Itaipulândia, pelo qual é possível registrar suas demandas de denuncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões, ao qual pode ser acessado pelo www.itaipulandia.pr.org.br. Ressaltamos também que o munícipe pode ser ouvido pelo canal tradicional que é o telefone 45 3559 8002 e 0800-6437903, ou pessoalmente na sala da ouvidoria localizada no Paço Municipal Tancredo Neves. Portanto cidadão cumpra seu papel social na sociedade: Reclame, Opine, Sugira e Elogie. Itaipulândia, construindo uma nova história.

SÃO JOSÉ DO ITAVÓ É CONTEMPLADO COM DISTRIBUIDOR DE ADUBO ORGÂNICO.

SÃO JOSÉ DO ITAVÓ E CONTEMPLADO COM DISTRIBUIDOR DE ADUBO ORGÂNICO O Munícipio de Itaipulândia em parceria com a Itaipu Binacional, por intermédio da secretaria de agricultura e meio ambiente, repassou aos agricultores da comunidade de São José do Itavó um distribuidor de adubo orgânico liquido. De acordo com as famílias beneficiárias, o distribuidor contribuíra sobremaneira nos indicadores produtivos, uma vez que irá proporcionar um melhor aproveitamento do adubo orgânico, além de contribuir para a destinação adequada destes. Durante a entrega, estiveram presentes o Prefeito Municipal, Edinei Gasparini, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Daniel Homem, Diretores, Luiz dos Reis e Adelar, Administrador distrital, Adolfo Preis e membros da comunidade. ‘’O distribuidor propiciará o suporte para 16 propriedades, desta forma apoiando os agricultores para melhorar a qualidade de sua propriedade, aumentando à fertilidade do solo, trazendo oportunidade as famílias beneficiárias e otimizando o uso do equipamento’’. Comentou Luiz Daniel da silva Homem. O prefeito municipal, Edinei Gasparini, considera que a parceria com a Itaipu Binacional está fortalecendo as iniciativas, desta forma propiciando o desenvolvimento e contribuindo para coletividade. Assim destaca a importância de buscar parcerias e qualificar o atendimento, menciona ainda que são muitos os projetos em andamento, que com toda certeza promoverá o fomento sócio e produtivo do município.

OPERAÇÃO TAPA BURACOS ESTÁ SENDO REALIZADA EM ITAIPULÂNDIA

OPERAÇÃO TAPA BURACOS ESTÁ SENDO REALIZADA EM ITAIPULÂNDIA Visando a qualidade da infraestrutura no município de Itaipulândia, a Administração Municipal está realizando a operação TAPA-BURACOS na cidade e no interior. Com o passar do tempo o produto asfáltico se deteriora, causando transtornos para os transeuntes. Pensando nisso foi adquirida através da Secretaria de Obras, Transporte e Infraestrutura a massa asfáltica usinada para aplicação a frio (asfalto frio). O produto é fornecido em embalagem (saco) de 25kg e é aplicado pelos próprios agentes municipais, gerando assim economia para Itaipulândia. O Asfalto Frio é uma composição parecida ao já conhecido asfalto quente, a grande diferença é que ele não necessita da movimentação de um grande número de maquinas pesadas, trabalhadores e químicos para a aderência. No Asfalto Frio, encontramos um aditivo modificador, que mesmo com o tempo úmido ou frio pode ser aplicado de maneira mais rápida e pratica. É a Administração Municipal trabalhando para melhorar a qualidade de vida para você, itaipulandiense. Itaipulândia, construindo uma nova história.

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO EM AÇÃO

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO EM AÇÃO A Equipe de Estratégia de Saúde da Família de São Jose do Itavó está desenvolvendo o primeiro grupo de apoio para abandono do tabaco em seu território. O grupo conta com apoio da equipe múlti profissional (medico, enfermeiro, psicóloga, nutricionista e farmacêutico) que tem como coordenador geral o Farmacêutico Fernando Antunes, bem como o auxílio medicamentoso em casos necessários buscando através de estratégias auxiliarem o fumante na sua decisão de parar de fumar. Os profissionais foram capacitados pela 9ª Regional de Saúde e posteriormente foi implantado este Programa no município. O grupo esta organizado em quatro reuniões iniciais semanais e logo após reuniões quinzenais e mensais para manutenção evitando recaídas. O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a conseqüente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil seguindo um modelo lógico no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar; e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco Fonte: Secretaria de Saúde

REALIZADA CONSULTA PÚBLICA REFERENTE À REFORMA E REVITALIZAÇÃO DE RUAS E CALÇADAS EM SÃO JOSÉ DO ITAVÓ.

REALIZADA CONSULTA PÚBLICA REFERENTE À REFORMA E REVITALIZAÇÃO DE RUAS E CALÇADAS EM SÃO JOSÉ DO ITAVÓ. Aconteceu na última quarta-feira, 15 de Agosto de 2018 a consulta pública para a reforma e revitalização de calçadas nas avenidas e ruas principais, iluminação e praça central do distrito de São José do Itavó, obras que investirão mais de 2 milhões de reais na comunidade. Visto a necessidade de uma melhor qualidade de vida e infra-estrutura para os moradores e visitantes, a Administração Municipal de Itaipulândia elaborou um projeto que beneficie e embeleze ainda mais a comunidade. Na oportunidade o Engenheiro da Prefeitura Municipal, Bruno Maran, explanou para os presentes quais serão os procedimentos realizados durante as obras, ouviu dúvidas e também sugestões. Também estiveram presentes ouvindo anseios da comunidade o Prefeito Municipal, EdineiGasparini, secretário de administração, Rodrigo Calegari, primeira-dama e secretária de Educação, Cultura e Esportes, Liani Gasparini, Secretário de Agricultura, Daniel Homem, Secretário de Obras, Cezar Buron, secretária de planejamento, Rosangela Piano, Administrador distrital, Adolfo Preis, vereadores Roberto Piano, Lindonfo Martins, Rodrigo Pavinato, diretores e profissionais da escola Rondônia, além da comunidade em geral. Ao final a maioria presente votou positivamente para que as melhorias aconteçam. Agora, o projeto irá para os trâmites legais e aprovação na câmara municipal. Itaipulândia, construindo uma nova história.

FESTITA E FERCAI SÃO SUCESSO ABSOLUTO EM ITAIPULÂNDIA

FESTITA E FERCAI SÃO SUCESSO ABSOLUTO EM ITAIPULÂNDIA Nos últimos dias 09, 10 e 11 de Agosto Itaipulândia comemorou mais uma edição da festa da música. O FESTITA, Festival municipal da canção e o FERCAI, festival regional da canção receberam juntos mais de 90 interpretações musicais durante as três noites. Na noite de quinta-feira, 09 de Agosto subiram ao palco interpretes municipais das categorias infantil, infanto-juvenil e gospel. Já na sexta-feira o palco do Centro de Eventos de Itaipulândia, recebeu intérpretes municipais, regionais e estaduais nas categorias popular e sertanejo. A grande final aconteceu no sábado, dia 11 de Agosto, onde cinco representantes de cada categoria disputaram os prêmios e troféus de 1º,2º,3º,4º e 5º Lugar. Na solenidade final, estiveram presentes o Prefeito Municipal de Itaipulândia, Edinei Gasparini, a Secretária de Educação, Cultura e Esportes responsável pelo evento, Liani Gasparini, Secretário de Administração, Rodrigo Calegari, Secretária de finanças, Vera Bonfante, Secretária de Planejamento, Rosangela Piano, Secretário de Obras, Cezar Buron, Secretário interino de Saúde, Amantino Donini, Secretária de Assistência Social, Sandra Facioni, vereadores, Rodrigo Pavinato, Roberto Piano, Marcos Paulo Coradini, Claudemir da Silva Homem, Luciano da Silva e diretores municipais. Confira a baixo a classificação do XVIII FESTITA E XIII FERCAI. INFANTIL: 1° Leticia Antunes 2° Poliana Bonfante 3° Mylena Lautert 4º Diogo Durval 5º Natham Henrique INFANTO - JUVENIL 1º Alana Bonfante 2º Geyson Lautert 3º Douglas e Deividi 4º Michel Verlindo 5º Roberta Bispo GOSPEL 1º Jheison dos Santos 2º Matheus Verlindo 3º Rafael Duarte 4º Sabrina e Jessica 5º Mari e Karina POPULAR FESTITA 1º Layane Lautert 2º Vanessa Zanella 3º Anna Suelyn Serena 4º Luana Prado 5º Lennon de Freitas SERTANEJO FESTITA 1º Valdecir e Andrei 2º Flavio e Leandro 3º Vando Alves 4º Jani e Vanessa 5º Cezar Diogo e Anoar POPULAR FERCAI 1º Juliano Varinis 2º Biolange Beatriz 3º André di Barros 4º Ivonete Gonçalves 5º Camila Muller SERTANEJO FERCAI 1º Douglas e Junior 2º Toni Santos e Cristiano 3ºWellinton e Vilmar 4º Evandro e Liliane 5º Evelize e Alexandre Itaipulândia, construindo uma nova história. Confira o álbum completo no Facebook do Município de Itaipulândia.

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL SÃO PRESENTEADOS EM HOMENAGEM AO DIA DO ESTUDANTE

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SÃO PRESENTEADOS EM HOMENAGEM AO DIA DO ESTUDANTE Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes presentou na última sexta-feira, 10 de Agosto, todos os alunos dos CMEIs e Escolas Municipais com uma lembrança pela passagem do dia do estudante, que é comemorado no dia 11 de agosto. Estiveram presentes durante as entregas, o Prefeito Municipal Edinei Gasparini, a Secretária de Educação, Cultura e Esportes Liani Gasparini e funcionários da rede de ensino. A iniciativa foi tomada para incentivar os alunos a continuar se dedicando aos estudos, visto que é de extrema importância que todas as crianças sejam valorizadas, o estudante merece todo o reconhecimento pelo esforço diário. Frisou a Secretária de Educação, Liani. A Administração Municipal aproveita para parabenizar todos os estudantes de Itaipulândia, que prossigam lutando pelos seus ideais, sem desistir jamais! “O verdadeiro estudante é aquele que faz das dificuldades um degrau para subir na vida.” Itaipulândia, construindo uma nova história.

AUTORIDADES PARTICIPAM DE SOLENIDADE COM POLICIA MILITAR DO PARANÁ

AUTORIDADES PARTICIPAM DE SOLENIDADE COM POLICIA MILITAR DO PARANÁ Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 10 de Agosto de 2018 a solenidade do aniversário de 164 anos da Policia Militar do Estado do Paraná no município de Foz do Iguaçu. O prefeito municipal de Itaipulândia, Edinei Gasparini juntamente com o vereador da câmara municipal, Claudemir da Silva Homem, estiveram no evento com dois representantes da Policia Militar de Itaipulândia, Sargento Guedes e Soldado Cristian. A solenidade que foi realizada no 14º Batalhão da PM teve por objetivo homenagear também os representantes de Itaipulândia. Sargento Guedes, foi homenageado com medalha de ouro por 30 anos de serviço prestado com excelência, já o soldado Cristian recebeu uma menção Honrosa por bons serviços prestados a policia militar.

PRIMEIRA NOITE DO FESTIVAL DA CANÇÃO É REALIZADA EM ITAIPULÂNDIA

PRIMEIRA NOITE DE FESTIVAL DA CANÇÃO FOI REALIZADA COM ÊXITO EM ITAIPULÂNDIA Na noite gelada da última quinta-feira, 09 de Agosto, foi dada a largada para o maior show da música que acontece em Itaipulândia. O FESTITA, festival municipal da canção de Itaipulândia, e o FERCAI, festival regional da canção de Itaipulândia. A primeira noite de evento foi de sucesso absoluto. O evento que é realizado pela Administração Municipal de Itaipulândia, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, reuniu na primeira noite três categorias: Infantil, Infanto-Juvenil e Gospel municipal somaram mais de trinta encantadoras apresentações. O Prefeito Municipal de Itaipulândia, Edinei Gasparini ressaltou, ‘’ Estamos extremamente felizes com o inicio de um evento tão esperado pela população itaipulandiense. A oportunidade envolve e traz a magia da música a quem canta e a quem acompanha esse verdadeiro show. Agradeço a cada um que se empenhou para realiza-lo, em especial a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Liani Gasparini e ao Gelson Lautert, Diretor de Cultura’’. Na noite desta sexta-feira, acontece mais uma etapa do festival. Sobem ao palco artistas municipais, regionais e estaduais para entoarem canções das categorias populares e sertaneja à partir das 20h00 no Centro de Eventos de Itaipulândia. Confira a classificação da primeira noite de apresentações. CATEGORIA INFANTIL: Leticia Antunes, Poliana Bonfanti, Mylena Lautert, Diogo Durval, Natham Henrique CATEGORIA INFANTO-JUVENIL: Douglas e Deividi, Alana Bonfante, Michel Verlindo, Roberta Bispo, Geyson Lautert CATEGORIA GOSPEL: Rafael Duarte, Mateus Verlindo, Sabrina e Jessica, Mari e Karina, Jheison dos Santos ÁLBUM DE FOTOS DA PRIMEIRA NOITE, DISPONÍVEL EM: https://www.facebook.com/pg/MunicipioDeItaipulandiaOficial/photos/?tab=album&album_id=2154422701461830

ITAIPULÂNDIA RECEBEU O ENCERRAMENTO DO 10º CICLO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SINDITABACO

ITAIPULÂNDIA RECEBEU O ENCERRAMENTO DO 10º CICLO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SINDITABACO Evento passou por seis cidades da Região Sul entre junho e agosto debatendo os direitos da criança e do adolescente e práticas que preservam a saúde e a segurança do produtor de tabaco Mais de 250 pessoas, entre produtores de tabaco, autoridades locais, agentes de saúde, diretores de escola e líderes de comunidade, participaram do 10º Ciclo de Conscientização realizado na tarde da última terça-feira, 7 de agosto, em Itaipulândia. O Prefeito Municipal, Edinei Gasparini, esteve presente recebendo os participantes e saudando a equipe que promoveu o evento. Realizado pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o evento reuniu mais de 2 mil pessoas entre junho a agosto de 2018, passando por seis cidades da região Sul do Brasil, abordando temas relevantes para o setor como a saúde e segurança do produtor e a proteção da criança e do adolescente. Na oportunidade os presentes foram brindados com vídeos de cunho educacional que ressaltavam a importância da exploração do trabalho infantil, e a importância da proteção durante a produção do fumo. O tom lúdico do evento ficou por conta da peça teatral Rádio Fascinação, encenada pelo grupo de atores de Santa Cruz do Sul (RS), Espaço Camarim, que também interagiu com o público. Jovens aprendizes egressos do curso de Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural do Instituto Crescer Legal, participaram da apresentação. Iniciativa do SindiTabaco e de suas empresas associadas para oportunizar qualificação aos jovens rurais, o curso faz parte do programa de Aprendizagem Profissional Rural.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO É PRORROGADO EM ITAIPULÂNDIA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO É PRORROGADO EM ITAIPULÂNDIA A Administração Municipal, com o intuito da melhoria contínua na Educação, através do Decreto N°. 159/2018 prorrogou o prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para Contratação Temporária de Pessoal, na Área de Magistério, para provimento de cargos de professores para atuarem em Estabelecimento da Rede Municipal de Ensino, por prazo determinado. Esse Processo tem como finalidade a substituição de Professores para afastamentos, como auxílio-doença pelo INSS e Licença Prêmio. Sendo assim, fica prorrogado o Processo Seletivo Simplificado até dia 16 de Agosto de 2019

CONSULTA PÚBLICA SERÁ REALIZADA EM SÃO JOSÉ DO ITAVÓ

CONSULTA PÚBLICA SERÁ REALIZADA EM SÃO JOSÉ DO ITAVÓ A Administração Municipal de Itaipulândia, juntamente com a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e de Planejamento, convoca a população em geral para uma importante Consulta Pública que acontecerá no auditório da Escola Municipal Rondônia em São José do itavó. Na oportunidade será debatida a remodelação, retirada de árvores, iluminação cem por cento em LED e a aprovação do projeto de melhorias na Avenida Paraná. DATA: 15 de Agosto de 2018 HORAS: 18H30 Você participa e Itaipulândia cresce!

SECRETARIA DE SAÚDE CRIA PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA PACIENTES FALTANTES

SECRETARIA DE SAÚDE CRIA PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA PACIENTES FALTANTES. A Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu a criação de um banner representativo, que tem como objetivo, demonstrar a população através de um levantamento de dados mensal realizado entre todas as unidades de saúde do município, os usuários que deixaram de alguma forma cumprir com as suas obrigações. Os dados estão baseados em pacientes faltantes em exames, consultas médicas, transporte e equipe multiprofissional (psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga, enfermeira e fisioterapeuta) referente ao mês de JULHO/2018. Através disso, pretende-se conscientizar a população que faltando nos requisitos citados o usuário faltante exclui a oportunidade de outra pessoa ser atendido e assim sobrecarrega a agenda do profissional.

COMUNICADO AOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR DE ITAIPULÂNDIA

A Secretaria Municipal de Educação, vem a público, informar aos estudantes de nível superior do Município, para estarem atualizando o “Subsídio Educacional” DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018. Para continuar recebendo o benefício, os alunos precisam comparecer no Departamento de Subsídio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes com os seguintes documentos: ALUNOS DO FIES: Aditamento do Fies ou uma declaração de matrícula que consta o nome e valor do curso. Destacamos que todos os alunos que usam o FIES precisam trazer o aditamento. ALUNOS PROUNI: Declaração de rematrícula com o nome e valor do curso. ALUNOS SISU: Declaração de rematrícula. ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: Declaração de rematrícula. ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR PARTICULAR: Permanecem com os boletos mensais. A Secretaria destaca que é de suma importância os estudantes apresentarem os documentos exigidos para o segundo semestre de 2018, para prosseguirem com o auxílio estudantil. Lembrando que as matrículas devem ser solicitadas na secretaria de cada Universidade, onde as mesmas precisam estar devidamente assinas e carimbadas pela Instituição.

ALMOÇO DA TERCEIRA IDADE É SUCESSO EM PÚBLICO E ALEGRIA.

ALMOÇO DA TERCEIRA IDADE É SUCESSO EM PÚBLICO E ALEGRIA NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA O dia dos pais é comemorado no dia 12 de Agosto, mas na última quinta-feira, 02 de Agosto os vovôs e vovós do município de Itaipulândia foram brindados com uma belíssima comemoração em homenagem aos queridos papais. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Edinei Gasparini que recepcionou os presentes desejando que aproveitassem a oportunidade e saudou a todos os papais que ali estavam. Estiveram também presentes os secretários municipais, vereadores, representantes do Provopar, representantes religiosos e voluntários. A Administração municipal em parceria com a secretaria de Assistência Social promoveu o cronograma que contou com apresentação cênica, grupo de canto da terceira idade e delicioso almoço a base de churrasco e saladas. Os vovôs foram recepcionados com grande carinho e puderam participar de um sorteio com brindes, já à tarde o tradicional e animado matinê tomou conta do espaço. A secretária de Assistência Social, Sandra Facioni, agradece a todas as pessoas e voluntários que se envolveram para realizar o evento, agradece também aos idosos que não mediram esforços para trazer alegria e animação para o espaço e deseja um Feliz dia dos Pais a todos os vovôs. Itaipulândia, construindo uma nova história.

CONSULTA PÚBLICA É REALIZADA NO BAIRRO FLORESTA

REALIZADA CONSULTA PÚBLICA REFERENTE À REFORMA E AMPLIAÇÃO DO CLUBE COMUNITÁRIO DO BAIRRO FLORESTA. Aconteceu ontem, 01º de Agosto de 2018 a consulta pública para a reforma e ampliação do clube comunitário do bairro Floresta. Visto a necessidade de um amplo espaço para realização de eventos, reuniões, confraternizações e de lazer, a Administração Municipal de Itaipulândia elaborou um projeto pensando no bem-estar dos munícipes que residem na região do bairro Floresta. O clube fica localizado na saída para a comunidade de Santa Inês. Na oportunidade o Engenheiro da Prefeitura Municipal, Bruno Maran, explanou para os presentes quais serão os procedimentos realizados durante as obras, ouviu duvidas e também sugestões. Bruno ressaltou a importância da construção de uma área de lazer junto ao espaço, que hoje é ocupado somente por grama, trazendo assim qualidade de vida a crianças e jovens que residem na localidade. Também estiveram presentes ouvindo anseios da comunidade o Prefeito Municipal, Edinei Gasparini, secretário de administração, Rodrigo Calegari, primeira dama e secretária de Educação, Cultura e Esportes, Liani Gasparini, Secretário de Agricultura, Daniel Homem, Secretário de Obras, Cezar Buron, secretária de planejamento, Rosangela Piano, Secretário de Turismo, Douglas tozzi, vereador Roberto Piano, e representando a comunidade o Senhor, Pastor Everaldo. Itaipulândia, construindo uma nova história.

ENTREGA DE LIVROS DE APOIO PEDAGÓGICO ACONTECE EM ITAIPULÂNDIA.

ENTREGA DE LIVROS DE APOIO PEDAGÓGICO REFERENTES AO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO LETIVO ACONTECE EM ITAIPULÂNDIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Com o intuito de aprimorar o ensino, a Administração Municipal de Itaipulândia realizou, nos dias 30 e 31 de julho, a entrega do material de apoio didático para o uso no segundo semestre do corrente ano letivo aos professores e alunos, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Na ocasião, valorizando a entrega do material e o trabalho dos profissionais da educação, fizeram-se presentes o Senhor Prefeito Municipal, Edinei Gasparini, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Liani Gasparini, diretores, coordenadores, professores e alunos dos estabelecimentos de ensino. Esse material foi produzido pela Equipe de Ensino em conjunto com os professores da rede municipal de ensino nas horas de estudos, para os 1ºs,2ºs, 3ºs e 4ºs anos, Classe Especial e Educação Especial do Ensino Fundamental. Também foram entregues banners referentes aos elementos visuais da Arte, elaborados nas horas de estudos na Equipe de Ensino pela professora Madalena Protti Dhein, juntamente com os professores da disciplina de Arte. Itaipulândia, construindo uma nova história.

ALMOÇO DA TERCEIRA IDADE EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS

Acontece na próxima quinta-feira, 02 de Agosto de 2018 mais uma grandiosa comemoração, desta vez os homenageados são os pais. O almoço da terceira idade, acontece no Centro de Eventos de Itaipulândia, a tarde o tradicional matinê animará os presentes. A recepção inicia-se à partir das 10h30. *Haverá ônibus passando por todas as comunidades à partir das 09h30. Você idoso, não pode ficar de fora dessa. Itaipulândia, construindo uma nova história.

CONSULTA PÚBLICA SERÁ REALIZADA EM ITAIPULÂNDIA

Acontece no dia 01º de Agosto de 2018 uma importante consulta para a realização da reforma e ampliação do clube comunitário do bairro Floresta. O clube é localizado na saída para a comunidade de Santa Inês. A Consulta acontece as 18h00. Munícipes e moradores do bairro são convidados especiais. Você participa e Itaipulândia cresce.

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO É REALIZADA EM ITAIPULÂNDIA

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO É REALIZADA EM ITAIPULÂNDIA A administração pública municipal de Itaipulândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, proporcionou mais uma etapa da formação continuada aos professores da rede municipal do quadro efetivo e contratados por processo seletivo simplificado — PSS, e estagiários nos dias 26 e 27 de julho do corrente ano. Para uma melhor abordagem dos temas, os professores foram divididos em grupos, sendo o curso para os profissionais da Educação infantil realizado no auditório do Centro de Artes; e o curso para os professores do Ensino Fundamental e Educação Especial, no auditório da Câmara Municipal. As professoras, docentes dessa formação, trabalharam respectivamente com cada um dos grupos. Sendo que a professora/doutora Lígia Marcia Martins trabalhou com a temática “O trabalho pedagógico Histórico-Crítico: Articulações teórico-práticas”; e a professora/doutora Giselma Cecília Serconek trabalhou “A relação entre o aspecto epistemológico da matemática e a didática”. A formação para os estagiários foi realizada no prédio do Centro de Atendimento de Itaipulândia — CAI, sendo estes também divididos em dois grupos. A professora Iria Bruch Böhm trabalhou “Orientações gerais e introdutórias para o trabalho pedagógico na Educação Infantil”, a fonoaudióloga Bruna Cosmo trabalhou “Aspectos fonoaudiológicos para o desenvolvimento da linguagem” e a professora Ilda Magalhães trabalhou com o tema “A afetividade”. Também, com a preocupação em ofertar uma alimentação de qualidade aos nossos educandos, nos dias 18, 19 e 24 de julho do corrente ano, realizou-se formação para as merendeiras das escolas municipais e CMEIs. Nesse evento, a nutricionista Soraya Knorst e a gastrônoma Iliete Neuberger Both trabalharam respectivamente com os temas: “Boas práticas alimentares” e “Curso prático com as merendeiras”.

ARRAIÁ ITAIPULÂNDIA É REALIZADO E SUPERA EXPECTATIVAS

No último final de semana, 28 e 29 de Julho a Administração Municipal de Itaipulândia realizou o Arraia Itaipulândia na Rua São Miguel do Iguaçu. A comemoração contou com praça de diversão, alimentação e apresentações musicais durante os dois dias. Encerrando as atividades de arraiás de escolas, Cemeis e instituições o Departamento de Cultura idealizou a festa juntamente com as demais secretárias municipais. O resultado foi de sucesso. Na oportunidade o Prefeito Municipal de Itaipulândia, Edinei Gasparini, se fez presente e cumprimentou o público, agradecendo a presença de todos e valorizando os artistas que se apresentaram. O Departamento de Cultura agradece a cada pessoa que se envolveu para que o evento acontecesse, secretarias municipais e voluntários. Itaipulândia, construindo uma nova história.

DIA DO VOVÔ É REALIZADO COM GRANDE ESTILO EM ITAIPULÂNDIA

No dia de ontem, 26 de Julho de 2018 foi realizada uma grande homenagem aos idosos de Itaipulândia pela passagem do Dia do Vovô. Na tarde, os queridos idosos puderam apreciar um delicioso lanche com bolo, receberam um mimo ofertado pelo Provopar Municipal, além de aproveitarem à tarde com matinê dançante. Fizeram-se presentes, a Secretária de Assistência Social, Sandra Facioni, Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Liani Gasparini, Responsáveis do Provopar Municipal e voluntárias da instituição. Itaipulândia, construindo uma nova história.

FESTA EM HOMENAGEM AO COLONO E MOTORISTA É SUCESSO EM ITAIPULÂNDIA

Mais de duas mil e quinhentas pessoas foram brindadas neste dia 25 de Julho de 2018. Ficou marcado na história do município de Itaipulândia, colonos e motoristas foram brindados com uma grandiosa festa que agradou a todos. Alegria, diversão e momentos de confraternização marcaram o encontro que teve como programação um delicioso almoço, homenagens as classes e apresentações que ficaram a cargo de O Baitaca e os 4 Gaudérios. Estiveram prestigiando o evento, o Prefeito Municipal, Edinei Gasparini, Deputados estaduais, Professor Lemos e Nelson Luersen, secretários municipais de Itaipulândia, vereadores, imprensa local e regional, representantes do Propovar Municipal e membros religiosos. A Administração Municipal e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, agradecem a cada pessoa que se fez presente para que a festa fosse realizada, a cada pessoa e voluntários que não mediram esforços para abrilhantar o evento. Itaipulândia, construindo uma nova história.

MAIS UM ENCONTRO COM AS FAMÍLIAS PAIF É REALIZADO NO MÊS DE JULHO

Foi realizado na última quarta-feira (18) mais um Encontro com as Famílias PAIF. (Serviço de Proteção e Atendimento Integral á Família). Neste encontro os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar sobre os efeitos da dependência química no ambiente familiar, ministrada pela Psicopedagoga Maysa Regina Ramos Pereira que teve como objetivo orientar, esclarecer e prevenir as famílias em relação a este tema tão importante. A Secretária de Assistência Social, Sandra Zeni Facioni, esteve presente acompanhando os trabalhos. Após a palestra foi servido um delicioso lanche aos participantes.

FESTA DO COLONO E MOTORISTA

Acontece nesta próxima quarta-feira, mais uma edição da grandiosa festa em homenagem ao colono e motorista. O evento, acontecerá no Centro de Eventos do balneário de Jacutinga à partir das 10h00. Após solenidades e almoço o evento será aberto ao publico, para que possam prestigiar as atrações, que ficam a cargo de O Baitaca e os 4 Gaudérios.

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL INAUGURA MAIS UMA GRANDIOSA OBRA EM ITAIPULÂNDIA

No último domingo, dia 22 de Julho, a Administração Municipal realizou a entrega para comunidade do Buriti de mais uma grandiosa obra. O clube comunitário ficou amplo e moderno, com sala para o clube de mães, copa, cozinha, churrasqueiras, exaustores, iluminação em LED, palco e área de lazer. Em homenagem à comunidade o clube recebeu o nome de Armando Angelo Silvestri, pioneiro que fixou residência na comunidade com sua família no ano de 1969. Na oportunidade estiveram presentes, o Prefeito Municipal, Edinei Gasparini, secretários municipais, vereadores, membros da comunidade e responsáveis pela execução da obra. Após a solenidade de inauguração, os presentes deliciaram-se com um grandioso almoço, seguido da escolha da rainha do Colono e Motorista 2018 e matinê, animado pelo grupo G4

VEM AI MAIS UM GRANDIOSO ARRAIÁ ITAIPULÂNDIA

O evento acontece neste final de semana nos dias 28 e 29 de Julho, em frente ao Paço Municipal Tancredo Neves, rua São Miguel do Iguaçu. 🍔 Praça de alimentação ➡ Touro mecânico 🎡 Parque Inflável 🎤 Shows e apresentações locais Você não vai ficar de fora, né ?

CURSO DE BOAS PRÁTICAS CULINÁRIAS É REALIZADO COM MERENDEIRAS DE ESCOLAS E CEMEIS MUNICIPAIS

CURSO DE BOAS PRÁTICAS CULINÁRIAS É REALIZADO COM MERENDEIRAS DE ESCOLAS E CEMEIS MUNICIPAIS. Foi realizado nos dias 18 e 19 de julho, o curso de Práticas Culinárias, com as merendeiras das Escolas e CMEIs do município de Itaipulândia. O curso proporcionado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes em parceria com a empresa Costa Oeste, tem como objetivo o aperfeiçoamento das formas de preparo dos alimentos, pois a alimentação além de saudável e nutritiva, precisa ser segura e saborosa. A formação, foi ministrada por Iliete Neuberger Both, gastrônoma, com o acompanhamento da Nutricionista Soraya Knorst e do estagiário Robson Cleyton Webler. Na oportunidade fizeram-se presentes na abertura das formações, o Prefeito municipal, Edinei Gasparini, Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Liani Gasparini e a representante da empresa a Costa Oeste, Juliane Batista. ‘’ Incentivar e ensinar maneiras de preparar os alimentos, de como aproveita-los ao máximo, auxilia para que os pratos que são servidos diariamente para os alunos matriculados nas redes de ensino, sejam de qualidade constante’’ frisou a Secretária de Educação, Liani Gasparini.

Realizada reunião do conselho de desenvolvimento dos municípios lindeiros em Santa Helena.

REALIZADA REUNIÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS LINDEIROS EM SANTA HELENA Prefeitos, vereadores, presidentes de associações comerciais e secretários participaram nesta quarta-feira (18), da III Assembleia Geral Ordinária (AGO), do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. A reunião teve como assuntos principais a apresentação do Projeto Árvores Digitais e a discussão a respeito da implementação de convênio para aquisição de kits destinados às usinas asfálticas móveis, bem como sua operacionalização. A administração municipal de Itaipulândia, representada pelo Prefeito, Edinei Gasparini e a presidente da Associação Comercial de Itaipulândia, Juliana Spies estiveram presentes na importante assembleia que definiu os rumos que serão tomados futuramente aos projetos apresentados. O engenheiro Guilherme Marzolla, responsável pelo desenvolvimento das conhecidas árvores solares, explicou o projeto aos participantes da AGO. A estrutura, em formato de árvore, é dotada de placas fotovoltaicas que captam a energia solar e disponibiliza para o carregamento de celulares. Internet grátis As mesmas “árvores”, são equipadas com sistema para a disponibilização de sinal wifi, ou seja, internet sem fio, para até 100 aparelhos, simultaneamente, em forma de link dedicado, ou seja, conexão exclusiva, segundo Guilherme Marzolla. “Cada estrutura é composta por cinco placas fotovoltaicas e baterias que acumulam energia para três dias, e possibilita carregar 16 celulares por vez”, explica. O projeto é uma parceria do Conselho dos Lindeiros e Itaipu Binacional, investimento de R$854 mil. A instalação ocorrerá em locais públicos a escolha dos gestores municipais, de acordo com a presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Cleci Loffi. Asfalto Outro projeto está relacionado à implementação de convênio para aquisição de “kits asfálticos”, destinados a atender 13 municípios da região lindeira. A previsão é que haja um investimento de aproximadamente R$4,4 milhões. “Duas comissões foram compostas no intuito de alinhar as tratativas”, frisa Cleci Loffi. Para a compra dos kits a comissão tem como integrantes os municípios de Guaíra, Marechal Cândido Rondon e Mercedes. Outra comissão estuda a operacionalização e aquisição de insumos para usinas asfálticas, composta por Guaíra, Itaipulândia e Santa Helena. O convênio prevê o asfaltamento de 84km de estradas rurais, onde já há calçamento, no período de 3 anos, nos 13 municípios. Os estudos realizados pelas comissões devem indicar a melhor maneira de desenvolver o projeto.

MAIS UMA GRANDE OBRA SERÁ INAUGURADA PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

A comunidade do Buriti recebe nesse próximo domingo, 22 de Julho um novo e moderno clube comunitário. A programação inicia com missa, após acontecerá solenidade de inauguração com presença de autoridades e na sequencia grandiosa festa da comunidade.

Colônia de férias de inverno está sendo realizada em Itaipulândia

Pensando na qualidade de vida e bem-estar das crianças matriculadas nas redes de ensino e também nos responsáveis, que por vezes não conseguem estar junto aos filhos nesse período, a Administração Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza pelo segundo ano, o projeto Colônia de Férias em todos os Centros Municipais de Educação Infantil. Com início na segunda-feira (16), até o dia 24 de Julho de 2018, o projeto Colônia de Férias será realizado nos cinco Centros de Educação Infantil de Itaipulândia, para crianças que já frequentam os CMEIs. O atendimento será das 7h às 18h e as ações desenvolvidas nas unidades educativas serão planejadas pela equipe de trabalho de cada estabelecimento. Os profissionais envolvidos na ação serão as direções, coordenações, estagiários, merendeiras e serventes. O atendimento nos CMEIs, nesse período de recesso escolar, é uma alternativa para as famílias que, em função do trabalho, não possuem outra alternativa de cuidado aos filhos. Todo o planejamento para esse projeto visa a que as crianças tenham atividades diferenciadas como músicas, danças, gincanas, brincadeiras, passeios entre outras formas de recreação, com o objetivo de garantir cuidado e lazer para as crianças, com experiências diferenciadas das realizadas durante o período letivo.

Secretaria de agricultura e meio ambiente adquire máquinas para melhorar o trabalho do produtor rural.

Equipamentos foram adquiridos para melhorar o trabalho e trazer qualidade para os usuários. A entrega foi realizada pelo Prefeito Municipal, Edinei Gasparini, Secretário de Administração, Rodrigo Calegari, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Daniel Homem, Secretário de Turismo e Lazer, Douglas Tozzi, vereador Roberto Piano e o Senhor José Deick, representando os agricultores. Sendo eles: Dois tanques distribuidores de adubo orgânico líquido de 8.000 litros (cada tanque) no valor de R$ 42.750,00 (quarenta e dois mil, setecentos e cinquenta reais) cada. Adquiridos pelo Município em convênio (4500046673/2017) com a Itaipu Binacional. Uma roçadeira hidráulica central e lateral, no valor de R$ 18.245,00 (dezoito mil, duzentos e quarenta e cinco reais) e um arado subsolador (pé de pato), no valor de R$ 6.800,00 (seis mil e oitocentos reais). Itaipulândia, Construindo uma nova história.

INSCRIÇÕES PARA O FESTITA E O FERCAI INICIAM HOJE

O FESTITA, festival municipal da canção de Itaipulândia e o FERCAI, festival regional da canção de Itaipulândia, têm suas inscrições abertas hoje, 16 de Julho. Os interpretes podem se inscrever até o dia 27 de Julho em cinco categorias no municipal e em duas no regional. As inscrições devem ser realizadas no Departamento de Cultura e duvidas podem ser concluídas no (45) 3559-1543.

CONSULTA PÚBLICA É REALIZADA EM ITAIPULÂNDIA

Na noite de ontem, 11 de Julho foi realizada nas dependências do auditório do centro de artes a consulta publica referente a implantação do projeto de mecanização da coleta seletiva, projeto que ficou definido como ‘’Ita Limpa’’. Na oportunidade fizeram-se presentes, o Prefeito Municipal Edinei Gasparini, Secretário de Administração, Rodrigo Calegari, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Daniel Homem, Secretária de Planejamento, Rosangela Piano, Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Liani Gasparini, Secretário de Obras, Transporte e Infraestrutura, Cezar Buron,Secretária de Finanças, Vera Bonfante, Secretário de Turismo, Douglas Tozzi, Secretária de Assistência Social, Sandra Facioni, Secretário de Saúde, Amantino Donini, Vereador Roberto Piano e Claudemir da Silva Homem. O Técnico de edificações da Prefeitura Municipal Marcelo Pavam, juntamente com Rosenei Zaleski, Engenheira Ambiental, realizaram uma apresentação completa sobre o projeto, ouvindo duvidas e recebendo opiniões. Os resultados da consulta foram positivos, sendo unanime a votação a favor da implantação. Itaipulândia, Construindo uma nova história.

Consulta Pública será realizada em Itaipulândia

Acontecerá amanhã no auditório do Centro de Artes a consulta pública sobre a implantação do projeto de coleta seletiva mecanizada às 19 horas. Você participa e auxilia no crescimento da cidade. Itaipulândia, construindo uma nova história!

ITAIPULÂNDIA APRESENTA PROJETO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO 1º FÓRUM DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO OESTE DO PARANÁ.

O técnico da secretaria de planejamento de Itaipulandia, Marcelo Pavam, apresentou na sede da AMOP em Cascavel, o projeto de Iluminação Pública contemplado pela Eletrobrás que servirá como referência aos demais municípios do Oeste Paranaense. Representantes de 19 municípios da região participaram na tarde da última quarta-feira (4), em Cascavel, do 1º Fórum de Eficiência Energética do Oeste do Paraná, uma iniciativa da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) em parceria com a Itaipu Binacional, por intermédio do Parque Tecnológico de Itaipu. Seis palestras técnicas atraíram gestores públicos, secretários, engenheiros, técnicos e outros profissionais. Eles assistiram, entre outras ações, ao lançamento do programa Eficiência Oeste, bem como assistiram palestra que demonstrou Itaipulândia sobre um bem sucedido projeto público de iluminação pública. Temas como editais para licitações, PPPs (parceiras público privado), influência ambiental e certificação de luminárias, foram abordados durante o evento. As palestras estiveram a cargo de Jonathan Estrela (integrante do corpo técnico do Departamento e Planejamento da Amop), Marcelo Luiz Viana Pavam (engenheiro de alimentos e técnico em edificações), Anderson Valentin Ferreira (fundador da Promercado Iluminação), Ricardo Henrique Bacci Ramos (engenheiro mecânico e representante da empresa Conexled), Rafael Rezek Mohallem (responsável técnico pela concessionária pública de Belo Horizonte) e Sami Badreldin (engenheiro eletricista da Brightlux).

Palestras contra as drogas foram realizadas em Itaipulândia

Parceria entre secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Juventude em ação e Colégio Estadual Costa e Silva foi de sucesso. Durante o dia de hoje, 09 de Julho os alunos receberam o professor Sergio, que se deslocou de Foz do Iguaçu para passar mensagens de paz e bem para os estudantes. Abordando temas objetivos sobre drogas, contrabando e descaminho o professor ministrou três falas, duas de manhã e uma à tarde, abordando mais de mil e oitocentos alunos. A parceria formada pelo grupo Juventude em Ação, que participa da gincana dos Jovens Lindeiros Ligados a Vida e as instituições de ensino de Itaipulândia, deu certo. O grupo, agradece a confiança e o apoio da administração municipal.

Audiência Pública da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes é realizada em Itaipulândia.

No último dia 4 de julho, aconteceu em Nosso Município a Audiência Pública para AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO — PME. Após Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação – PNE, em 2015, o Município iniciou o trabalho de elaboração do Plano Municipal de Educação – PME, que teve a participação de todos os profissionais da Educação do Município, que atuavam na época. No processo também foram envolvidos dirigentes e gestores, profissionais, estudantes, famílias e sociedade interessada. Concluídos esses trabalhos, em 23/6/2015, através da Lei Nº 1.429/2015, foi aprovado o Plano Municipal de Educação — PME. A ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da educação nacional são desafios sempre presentes. Todos desejamos o desenvolvimento das pessoas, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O monitoramento do Plano Municipal de Educação deve ser contínuo, com avalições periódicas e monitoramentos bienais, com envolvimento das instâncias responsáveis e a devida mobilização social para acompanhar sistematicamente o cumprimento das 20 metas que nele estão estabelecidas. Cada meta possui suas estratégias específicas, destacando o prazo de execução, a situação atual, ações a serem atingidas, os indicadores e a previsão orçamentária. Na Audiência Pública, foi retomado o documento do município, visando ao monitoramento das metas estabelecidas, inclusão de eventuais alterações e aprovação da avaliação das metas e estratégias. A Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Liani Kamphorst Gasparini, deu as boas-vindas a todos, procedeu à abertura oficial do evento e designou os secretários, que deram continuidade aos trabalhos do evento.

Sucesso é marca registrada em inauguração na comunidade do botafogo em Itaipulândia

Na noite de ontem, quinta-feira, a administração municipal inaugurou mais uma grandiosa reforma e ampliação na comunidade do Botafogo em Itaipulândia. Obra essa que teve um investimento de mais de 456 mil reais. O novo clube, conta com banheiros acessíveis, copas, novo piso, calçadas, teto totalmente novo, exaustores, iluminação em LED, cancha de boxa, sala para o clube de mães, pintura e paisagismo. Na oportunidade fizeram-se presentes o Prefeito Municipal, Edinei Gasparini, secretários municipais, vereadores, representantes distritais além da população que compareceu em grande massa. Após a solenidade os presentes acompanharam mais uma edição do Canta Itaipulândia com os talentos municipais.

Mais uma grandiosa obra será inaugurada

Na noite de hoje às 19 horas, será inaugurada mais uma grandiosa obra e reforma, e o contemplado será o clube comunitário do Botafogo. Na oportunidade, estarão presentes autoridades municipais. Logo após, mas uma edição do Canta Itaipulândia em parceria com o Departamento de Cultura. Acompanhe o vídeo no link a baixo. https://www.facebook.com/MunicipioDeItaipulandiaOficial/videos/2117213228516111/ Itaipulândia, construindo uma nova história.

Melhorias na área rural são realizadas no município de Itaipulândia

A Administração Municipal através da Secretaria de Obras Transporte e Infra-estrutura, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estão realizando diversas melhorias em estradas e acessos nas comunidades rurais no município de Itaipulândia na região da Linha Santa Inês e Botafogo. Sem dúvida as melhorias vêm beneficiar principalmente os agricultores conforme a Leiº 1031/2009. A manutenção desses acessos traz aos munícipes melhorias significativas, com o objetivo de tornar mais rápido e seguro o trafego de caminhões, tratores e maquinários agrícolas que por ali transitam. Beneficiando a população do município de um modo geral. Itaipulândia construindo uma nova história.

Agentes comunitários de saúde recebem tablets

Na última quinta-feira, 28 de junho foram entregues vinte e cinco tablets para os Agentes Comunitários de Saúde do município. Os dispositivos móveis dispõem de um moderno software que indica a localização exata da casa visitada pelo profissional, considerando um avanço tecnológico onde poucos municípios do Paraná contam com este equipamento. Os aparelhos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de dinamizar o trabalho dos profissionais durante as visitas domiciliares. Os dados coletados nas ruas vão facilitar o planejamento de ações no território, permitindo que a equipe da unidade de saúde esteja ainda mais perto dos usuários do SUS. O encontro contou com a participação do Prefeito Municipal, Edinei Gasparini, Secretário de Saúde Interino, Amantino Donini, Secretário de Administração, Rodrigo Calegari, Diretor de Saúde, Eder dos Santos, Presidente da câmara municipal, Rodrigo Pavinatto, vereador Marcos Paulo Coradine, Coordenadora do PSF, Katia Kazmirczak, o responsável pelo setor de apoio e diagnóstico, Charles Iapp e o consultor da Consulfarma, Marcelo de Oliveira. Itaipulândia, construindo uma nova história.

Firmado contrato que investirá mais de 878 mil reais em lâmpadas de LED

Na última semana, o Prefeito Municipal de Itaipulândia, Edinei Gasparini, e o Técnico da Secretaria de Planejamento, Marcelo Pavam, estiveram na sede da Eletrobrás no Rio de Janeiro com os coordenadores da empresa, Moisés Antônio dos Santos e Daniel Delgado Bouts. Na oportunidade foram definidos os últimos detalhes do termo de cooperação e foram decididas as diretrizes para o processo licitatório das luminárias de LED. Após o registro do termo em cartório e a publicação no diário oficial municipal e federal, ocorrerá o andamento do processo e posteriormente a troca das lâmpadas.

Itaipulândia é inscrito no prêmio MPT cidade Pró-Catador Paraná

O Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná, vai selecionar as cidades campeãs em Coleta Seletiva Solidária no Paraná. A iniciativa tem como objetivos: incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para a implementação de políticas de inclusão social e econômica para catadores de materiais recicláveis e, reconhecer publicamente os esforços em favor da melhoria de condições de vida e trabalho na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Serão premiadas as melhores práticas municipais adotadas de todo o Estado que contribuam para a inclusão sócio produtiva de catadoras e catadores de materiais, em especial na implantação de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos urbanos. As iniciativas vencedoras receberão certificados nível Ouro de reconhecimento pela qualidade da prática implementada em seu município, além da publicação e ampla divulgação da prática em todos os canais disponibilizados pelo prêmio. As demais finalistas receberão certificados nível Prata e Bronze por sua prestigiosa participação e terão suas iniciativas publicadas e amplamente divulgadas.

Município de Itaipulândia irá realizar campanha de combate as drogas

A magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nos últimos anos, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública de todo o país. Além disso, este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade. A ONU criou um dia internacional que marca a luta contra as drogas em ocasião do 26 de junho de 1987, quando fora implementada a primeira Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. Alusivo a esta data o Município irá desenvolver ações durante as próximas semanas através de diversos segmentos públicos. A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS irão discutir o tema com cerca de 250 crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A Secretaria de Saúde fará o papel de conscientizar a população usuária das Unidades Básicas de Saúde através de murais e cartazes. Já a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes, juntamente com o grupo participante da gincana Jovens Lindeiros Ligados a Vida, Juventude em Ação, realizarão palestras sobre o contrabando, drogas e o descaminho na região lindeira, atingindo mais de 1,400 estudantes da rede municipal e estadual. Também nas semanas seguintes, serão realizados pedágios na avenida principal com o intuito de informar e distribuir adesivos para os veículos.

Agentes comunitários de saúde recebem tablets

Na manhã de hoje, quinta-feira, 28 de junho foram entregues vinte e cinco tablets para os Agentes Comunitários de Saúde do município. Os dispositivos móveis dispõem de um moderno software que indica a localização exata da casa visitada pelo profissional, considerando um avanço tecnológico onde poucos municípios do Paraná contam com este equipamento. Os aparelhos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de dinamizar o trabalho dos profissionais durante as visitas domiciliares. Os dados coletados nas ruas vão facilitar o planejamento de ações no território, permitindo que a equipe da unidade de saúde esteja ainda mais perto dos usuários do SUS. O encontro contou com a participação do Prefeito Municipal, Edinei Gasparini, Secretário de Saúde Interino, Amantino Donini, Secretário de Administração, Rodrigo Calegari, Diretor de Saúde, Eder dos Santos, Presidente da câmara municipal, Rodrigo Pavinatto, vereador Marcos Paulo Coradine, Coordenadora do PSF, Katia Kazmirczak, o responsável pelo setor de apoio e diagnóstico, Charles Iapp e o consultor da Consulfarma, Marcelo de Oliveira. Itaipulândia, construindo uma nova história.

Obras de Calçadas e Revitalizações no Centro

Na última terça-feira, 26 de Junho, foram finalizadas e entregues as obras que revitalizaram trechos das ruas Independência, Castelo Branco, Paraguai e Travessa Augusto Carvalho. O valor total dos serviços investidos pelo município de Itaipulândia, foram de R$ 251.452,41. Os serviços executados pela empresa contratada foram, calçadas em paver com piso tátil e rampa para cadeirantes, meio fio pré-moldado, grelhas para boca de lobo, estacionamentos, bancos de madeira, vasos de flores, lixeiras e postes de sinalização, além do plantio de grama e paisagismo. É a administração municipal trabalhando para melhorar a segurança e a qualidade de vida dos moradores.

Podas de árvores é iniciada no centro

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou os trabalhos de poda nas árvores garantindo assim, a segurança da rede elétrica e a luminosidade noturna, trazendo melhorias para os munícipes. Na manhã de hoje a avenida Tiradentes recebeu as equipes que seguem durante a semana. - Podas das árvores, serão realizadas por quadras. - Evite deixar seu veículo nos locais de podas. - Você colabora e a cidade cresce.

5° Encontro com Gestantes

Na tarde da última terça-feira, através da Secretaria de Assistência Social, foi realizado o 5º encontro com as Gestantes do município, na sede da terceira idade. Na oportunidade, foram produzidos trabalhos manuais, em enxovais e E.V.A, ministrados por Nilse Ada. Após as atividades, foram realizados cadastros de novas gestantes e a entrega de kits com enxovais para as mamães que logo terão seus filhos nos braços. A secretária de Assistência Social, Sandra Facioni, agradece as gestantes por aproveitarem a oportunidade, que, traz experiências importantes para cada uma.

Santa Inês - Terceira edição do Arraiá dos Idosos

Comida boa, quadrilha junina, música e muita alegria fizeram parte dos momentos da última quinta-feira na comunidade de Santa Inês, onde foram recebidos os idosos do município de Itaipulândia para a terceira edição do Arraiá da melhor idade. Estiveram presentes, a secretária de Assistência social, Sandra Facioni; secretária de Educação, cultura e esportes, Liani Gasparini; Vice prefeita, Cleide Prates; Atilio Lorini, administrador distrital e vereador Roberto Piano, além da equipe de voluntárias do provopar municipal. Vale lembrar, que o próximo Arraiá de encerramento será na quinta-feira, dia 28 de Junho no Centro de Eventos de Itaipulândia.#MelhorIdade #Arraiá #VivaSãoJoão

Reunião com Conselheiros Tutelares

Na última sexta-feira, 22 de Junho, o prefeito municipal Edinei Gasparini, recebeu em seu gabinete a Secretária de Assistência Social Sandra Facioni, Jair Schafer, Diretor da secretaria, Tânia Mahl, assistente Social, Liani Gasparini, secretária de Educação, cultura e esportes juntamente com membros do Conselho Tutelar, Jorge Serena, Douglas da Silva, Adilson Furtado e Alexandre Camargo. Durante a oportunidade, foram tratados assuntos pertinentes ao desempenho das atividades desenvolvidas pelos conselheiros no município. O prefeito municipal Edinei Gasparini, propôs que, a estrutura que seria para contemplar a sede da Emater, poderia possivelmente tornar-se base do Conselho Tutelar. A administração irá realizar os tramites necessários para encaminhar a Câmara Municipal o determinado projeto, cedendo assim a estrutura para os devidos fins. Os conselheiros, satisfeitos com a produtividade da reunião agradecem a oportunidade de estarem juntos a autoridades, conversando e buscando alternativas para melhorar o trabalho de todos.

Sorteio de Lotes para o projeto Minha Casa Minha Vida

Na noite de segunda-feira (18), ocorreu no auditório do Paço Municipal Tancredo Neves, a primeira etapa do sorteio, que, contemplou 30 ( trinta) pessoas. O referente sorteio definiu 27 lotes no Jardim Felicidade, caramuru, e 03 lotes em São José do Itavó. Os próximos passos que os contemplados deverão seguir, são a elaboração de projeto em parceria com a Caixa Econômica Federal e aaprovação do financiamento habitacional. Sendo de responsabilidade de cada um, os tramites do processo. Na oportunidade estiveram presentes, autoridades municipais, representantes do departamento de habitação e Caixa Econômica Federal.

1° Lugar no Estado em Índice de Governança Municipal

Por meio da ética, competência, inovação, valorização da profissão e participação, o índice busca promover a Ciência da Administração, valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento de todo território nacional. Realizado pelo Conselho Federal de Administração, avalia a qualidade da gestão pública e o desenvolvimento em todo o Brasil. O desenvolvimento dos dados ocorre com base nas análises de gestão, finanças e desempenho. Itaipulândia foi elencada em 1º lugar no estado do Paraná, e em 2º lugar do Brasil. Para mais informações, a consulta pode ser realizada no site oficial do Conselho de Administração, na opção explorar dados. http://www.igm.cfa.org.br/

Serviços
Telefones Úteis
Assistência Social | (45) 3559-2024
ACIAI | (45) 3559-1431
Câmara de Vereadores | (45) 3559-1128
Conselho Tutelar | (45) 3559-1166
Detran | (45) 3559-1241
Hospital | (45) 3559-1151 / 2068
Junta Militar | (45) 3559-2024
Posto de Saúde | (45) 3559-1190 / 1238
Samu | (45) 3559-1717 ou 192
Sanepar | (45) 3559-1429
Vigilância Sanitária | (45) 3559-1715
Horário de Atendimento 07:30h às 11:30h | 13:00h às 17:00h - segunda a sexta-feira

Rua São Miguel do Iguaçu - Centro - (45) 3559 - 8000
imprensa@itaipulandia.pr.gov.br