Na última terça-feira (01/07), a Escola Municipal João Lorini promoveu uma atividade especial com os alunos do 3º Ano A, voltada ao ensino da cultura afro-brasileira. Conduzida pelo professor Hedson Mauro Klesener, a ação teve como foco a resistência dos africanos no Brasil frente à escravidão.
Os alunos participaram de uma conversa sobre a importância da cultura afro e assistiram a uma apresentação do jovem Gustavo Henrique Klesener, aluno do Centro de Treinamento de Capoeira de Santa Helena, integrante do Grupo Guerreiro dos Palmares.
Durante a atividade, Gustavo compartilhou a história da capoeira, seus instrumentos tradicionais, como o berimbau e o caxixi, e explicou como essa prática, que une dança, luta e música, se tornou símbolo de resistência e Patrimônio Cultural do Brasil e da Humanidade.
A diretora da escola, Josiane Mohr, destacou a importância da iniciativa: “É essencial que nossos alunos conheçam a diversidade cultural que forma o nosso país. A capoeira é uma expressão rica da história afro-brasileira e essa vivência contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos.”
A ação, acompanhada pela coordenadora Adriana Centenaro e diretora Josiane Mohr, foi finalizada com a demonstração de movimentos básicos da capoeira, reforçando valores como disciplina, identidade e valorização cultural.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa PolÃtica de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.