Agentes Comunitários de Saúde de Itaipulândia participam de palestra sobre cuidado emocional
Na manhã de ontem (28), os Agentes Comunitários de Saúde participaram da palestra “Cuidar de quem cuida: a missão dos ACS na prevenção do suicídio”, ministrada pela Dra. Cynthia Dauana. O encontro destacou a importância da atuação desses profissionais na identificação de sinais de vulnerabilidade emocional durante as visitas domiciliares, reforçando o papel essencial dos ACS como elos de vida e esperança dentro da comunidade.
A palestra fez parte das ações relacionadas ao Setembro Amarelo, campanha mundial de prevenção ao suicídio, enfatizando a importância da escuta atenta, acolhimento e encaminhamento adequado aos serviços de saúde em casos de risco.
Entre as principais atribuições da Agente Comunitária de Saúde, estão:
- Realizar visitas domiciliares periódicas, cadastrando e conhecendo a realidade de cada família; - Identificar gestantes, crianças, idosos, doentes crônicos, entre outros grupos prioritários; - Orientar sobre prevenção de doenças, vacinação, higiene, alimentação saudável e uso correto de medicamentos; - Acompanhar e incentivar o pré-natal, vacinação infantil e tratamentos em andamento; - Estimular práticas saudáveis e educação em saúde, promovendo ações comunitárias; - Comunicar à equipe de saúde situações de risco ou necessidades especiais dos usuários; - Facilitar o acesso aos serviços de saúde, agendando consultas e exames quando necessário.
O que se espera dos usuários?
- Receber a Agente com respeito e cordialidade durante as visitas domiciliares; - Fornecer informações corretas e atualizadas sobre a situação da família, como mudanças de endereço, mudanças de telefone, documentos para realizar cadastro, nascimento de crianças, doenças, entre outros; - Cumprir os encaminhamentos e orientações passadas pela ACS ou pela equipe de saúde; - Participar das ações comunitárias e campanhas de saúde, como mutirões de vacinação e combate à dengue; - Cuidar da própria saúde e da saúde dos outros, adotando hábitos saudáveis e sendo um multiplicador de boas práticas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa PolÃtica de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.