ESF de Santa Inês promove ação informativa sobre o 18 de Maio
Nesta terça-feira (27), enquanto esperavam atendimento, os responsáveis por crianças e adolescentes na Unidade de Saúde da Família Maria Naconeski de Santa Inês participaram de uma ação informativa e de conscientização sobre o 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A equipe de profissionais da unidade, composta por psicólogos e enfermeiros, realizou uma breve palestra e orientou através do uso de bonecos e materiais lúdicos que podem ser utilizados para auxiliar na prevenção de abuso sexual, e distribuiu materiais com o objetivo de alertar sobre os sinais de abuso e a importância da denúncia. Durante a ação, foram abordadas também as formas de prevenção e o papel das famílias e da comunidade na proteção das crianças e adolescentes.
Segundo a psicóloga Suelen Cristina Becker, a escolha do ambiente foi estratégica. "Enquanto os pais e responsáveis aguardam, conseguimos sensibilizá-los para um tema que, infelizmente, ainda é cercado de silêncio e tabu. O 18 de maio nos lembra que é dever de todos proteger as crianças", destacou.
Além das conversas, foram disponibilizados telefones úteis para denúncia, como o Disque 100 e os canais do Conselho Tutelar local.
As crianças que aguardavam o atendimento participaram de atividades reforçando a ideia de que a infância deve ser um período seguro e saudável.
A ação foi encerrada com um convite da campanha “Faça Bonito”, para que todos se engajem na luta pela proteção da infância.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa PolÃtica de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.