Ir para o conte�do Ir para o fim do conte�do
Rua São Miguel do Iguaçu n° 1891 - Centro - PR
Faça seu Login no Portal |

Notícia

Município de Itaipulândia


Itaipulândia reforça apoio às famílias com oficinas do PAIF no CRAS.


Com o objetivo de fortalecer vínculos, ampliar o acesso a direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social, o município de Itaipulândia (PR) retoma em fevereiro as oficinas do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. Realizadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), as atividades fazem parte de encontros mensais voltados à sensibilização, orientação e fortalecimento da convivência familiar e comunitária. 

O PAIF é um serviço continuado da política de assistência social que visa apoiar as famílias de maneira abrangente, promovendo ações de caráter preventivo, protetivo e proativo para fortalecer a função protetiva da família e evitar a ruptura de vínculos sociais. A iniciativa também incentiva o acesso aos direitos assegurados e aos serviços públicos disponíveis no município. 

Temáticas e formato das oficinas

As oficinas abordam temas variados e de interesse das famílias participantes. As atividades contam com temas que estimula os participantes a definirem metas para a realização de sonhos e interesses, tanto individuais quanto familiares. Para o ano de 2026, a organização adotou uma calendário com as datas dos encontros a serem realizados durante o ano.

O cronograma cota com temas como Mulher, família e direitos: diálogo sobre cuidado, autonomia e proteção, Prevenção de violências no contexto familiar, Comunicação familiar e resolução de conflitos dentre outros, que visa continuar a reunir um grande número de famílias e promover o diálogo com especialistas convidados. 

Público-alvo e impacto social

As oficinas são especialmente destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social, incluindo aquelas beneficiárias de programas de transferência de renda, e Benefícios Eventuais (cestas, básica, vale gás etc.) pessoas que enfrentam dificuldades de acesso a serviços públicos e comunidades que vivem em contextos de fragilização de vínculos familiares e sociabilidade. Por meio de palestras, debates e atividades em grupo, o PAIF busca estimular a reflexão sobre questões práticas da vida cotidiana, incentivar a participação comunitária e fortalecer o protagonismo dos participantes no enfrentamento de desafios sociais e econômicos. 

Contribuição local

Para a coordenação do CRAS, as oficinas representam uma estratégia essencial de aproximação com as famílias e de promoção de cidadania. Tem permitido alcançar um público mais amplo, engajando as comunidades e proporcionando um espaço de escuta, troca de experiências e construção coletiva de soluções. 

Com a continuidade das oficinas ao longo do ano, Itaipulândia reforça seu compromisso com a proteção social e a construção de uma rede de apoio que fortalece vínculos familiares, amplia o acesso a direitos e contribui para o desenvolvimento social do município.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 29/01/2026

  Imagens
Olá! Como posso ajudar?